Manufaturing in Portugal: local handmade homeware to last





Oficinas


Localizadas maioritariamente entre o Porto e o Minho, as oficinas de trabalho artesanal que tenho tido a oportunidade de conhecer e documentar, juntamente com a Matilde Viegas, são lugares únicos, com ferramentas engenhosas desenvolvidas pelos próprios artífices.



MANUEL TOGA

Porto
mercenaria especializada


“(...) nós tínhamos os nosso carpinteiros mais antigos eram eles que faziam isso [as ceras de enceramento] e as infusões também, e perdeu-se um bocado essa coisa toda.”
Ler entrevista ︎︎︎


LUÍS TATO

Leça da Palmeira
esmaltagem


“As fábricas que existiam no Porto estavam a fechar nessa época [anos 90]. Faziam utensílios de cozinha, banheiras, sinais de trânsito, números de portas, placas das ruas... (...) Chamavam-nos loucos porque estávamos a abrir enquanto os outros estavam a fechar.”
Ler entrevista ︎︎︎



ABÍLIO PEREIRA

Barcelos
cestaria tradicional

“Aqueles cesteiros que estão acolá, os dois, não sabem o que são Austrálias. Vocês daqui, mesmo do Porto sabem o que é. Mas eles de onde são não sabem. Um é de lá de cima da Guarda, de Gonçalo. [Lá] não há Austrálias.”
Ler entrevista ︎︎︎



FÁTIMA FONSECA E RUI RODRIGUES

Porto
escovaria artesanal


“Antigamente havia muitos escoveiros e vassoureiros. Na casa onde ele morava, em Massarelos, começou
a fazer vassouras para depois vender a alguém que por sua vez vendia a algumas escovarias e vassourarias que havia espalhadas pelo Porto.”
Ler entrevista ︎︎︎


 CONTACTO
 info@mariamelia.com
 +351 962 896 408
© MARIAMÉLIA  2022.
Todos os direitos reservados