Manufaturing in Portugal: local handmade homeware to last

SOBRE    LOJA    SERVIÇOS    OFICINAS    DIÁRIO    CONTACTO





Mariamélia


“Não é fácil explicar o que é uma marca que vende desde cestos de fermentação a candeeiros de teto. Não sou especialista em iluminação, nem sequer em pão de fermentação natural. Mas sou especialista em dissecar a produção de um produto e perceber toda a cadeia de valor e de produção por trás dele. Porque aquilo que interessa à Mariamélia é exatamente a forma como cada objeto é feito e poder conhecer em profundidade como nasce cada um.”
A Mariamélia dedica-se ao universo da manufatura em Portugal ao desenvolver e selecionar objetos significativos em conjunto com artífices e artesãos locais, que dominam tecnologias raras e trabalham em pequena escala, muitas vezes com processos semi-industriais.

A Mariamélia é uma marca de objectos para a casa, que seleciona e desenvolve os objetos mais significativos para se viver bem em casa. Todos os objetos são manufaturados em pequena escala em Portugal para que durem muito tempo.

O objetivo da Mariamélia é desenvolver e selecionar objetos que sejam um espelho de uma filosofia de vida mais minimalista mas também mais informada. As premissas são: pequena escala, transparência, valor justo e honestidade. Acredito que só assim é possível desenvolver objetos de uma forma verdadeira, que respeita quem os faz, mas também garante a longevidade dos produtos e a sua intemporalidade.

Desenvolvo a maioria das peças com artesãos e artistas locais, num sistema de colaboração, em que o trabalho é pago de forma justa. Esforço-me por encontrar matérias-primas e materiais nacionais, e sempre que possível adquiri-los a revendedores nacionais e até no comércio tradicional. A Mariamélia advoga por uma forma mais consciente de consumo, que passe por objetos mais responsáveis: duráveis, naturais e produzidos localmente, com conhecimento da proveniência das matérias primas.

Quis trazer não só a ideia de verdade pelos objetos, mas de significação: a pertinência de um objeto na casa e na nossa vida. Seja na cozinha, no pátio, nos quartos ou na sala, a vida em casa terá alma, em cada gesto e em cada presença. Rodeados de objetos que são os melhores, não precisamos de muitos objetos. Rodeados de objetos cheios de verdade (porque ainda estão lá os gestos), sabemos que estamos em casa. É aqui que quero que se sintam: na vossa casa. Sejam bem-vindos!


CRÉDITOS
TEXTOS, DESIGN GRÁFICO E WEBSITE
FILIPA CRUZ

FOTOGRAFIA
MATILDE VIEGAS

MODELO
MAFALDA SALGUEIRO

CENÁRIO
A CASA FORMOSA, PORTO




 
SHARE ︎    ︎    ︎